A inserção da mulher no ensino técnico de nível médio : o caso da antiga Escola Técnica Federal de Minas Gerais CEFET-MG



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Cardoso, Vera Lúcia

Orientador: Consorte, Josildeth Gomes


Assunto: Mulher,Educacao,Educacao profissional e tecnologica,Femme,Education,Education professionnelle et technologique


Resumo: O objetivo de realizar um trabalho de pesquisa fundamenta-se na minha experiência acadêmica e profissional numa Instituição da rede pública federal, que ministra cursos de níveis médio e superior de ensino e contempla, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada. Este trabalho pretendeu tomar como objeto de estudo e pesquisa a inserção da mulher na educação profissional, considerando que essa modalidade de ensino, tradicionalmente, caracterizava-se como um campo de estudo, majoritariamente, masculino. Entretanto esse quadro veio se modificando a partir da década de 1960, quando as mulheres passaram a ingressar nos cursos técnicos profissionalizantes da antiga Escola Técnica Federal de Minas Gerais. Os sujeitos sociais são, portanto, estudantes do sexo feminino que buscavam o ensino profissional gratuito e de qualidade, numa Instituição que, desde a sua criação em 1910, passou por várias denominações e funções sociais, em seus 100 anos de existência. Nosso objetivo, portanto, é o de restabelecer o narrar, o conviver, o partilhar, o ouvir as discussões sobre as questões concernentes à mulher nessa instituição tecnológica, além de socializar análises e reflexões acerca dessa temática, posto que, reconstruir a história da mulher, a partir da trajetória de vida de ex-alunas da antiga Escola Técnica Federal, pode suscitar discussões relevantes como as que se referem à divisão sexual do trabalho, à igualdade e desigualdade, à dominação e submissão entre homens e mulheres em função dos contextos históricos, sociais, políticos e culturais. As narrativas dessas estudantes podem revelar significados diversos, construídos através do compartilhamento de suas vivências e da rememoração de momentos que marcaram suas trajetórias,


Abstract: Le but de réaliser ce travail de recherche se base dans mon expérience académique et professionnelle dans une Institution d enseignement public fédéral, qui offre des cours de niveaux moyen et supérieur et envisage, de forme indissociable, lenseignement, la recherche et lextension des études, dans le secteur technologique et dans le cadre de la recherche appliquée. Ce travail de recherche a pris en compte comme objet détude et recherche linsertion de la femme dans léducation professionnelle, considérant que cette modalité denseignement, traditionnellement, se caractérisait comme un champ détude plutôt masculin. Néanmoins ce cadre a bien changé, à partir de la décennie des années 60, lorsque les femmes ont commencé à entrer aux cours de formation techniques professionnelle de lancienne École Technique Fédérale de Minas Gerais. Donc les sujets sociaux de cette recherche sont les étudiantes du sexe féminin qui cherchaient lenseignement professionnel gratuit et de qualité, dans une Institution que, depuis sa création en 1910, a passé par plusieurs dénominations et fonctions sociales, jusqu à ses 100 ans dexistence. Notre objectif, donc, est celui de rétablir le rapport, la coexistence, le partage, lécoute des discussions sur les questions à propos de la femme dans cette institution technologique, au-delà de socialiser des analyses et des réflexions concernant cette thématique, vu que, à notre avis, reconstruire lhistoire de la femme, à partir de la trajectoire de vie des anciennes élèves peut susciter des discussions importantes tels que la division sexuelle du travail, légalité et linégalité, la domination et la soumission entre les hommes et les femmes en fonction des contextes historiques, sociaux, politiques et culturels. Les récits de ces étudiantes peuvent révéler des significations diverses, construits d après le partage de leurs expériences et de la souvenance des moments qui ont marqué leurs trajectoires


Referência: Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-05-06

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